I SAPEG
Seminário Áreas Protegidas Escudo das Guianas

banner-01082013-1
O Objetivo do I SAPEG é dar início a um processo de Gestão Territorial para a região do Escudo das Guianas.
Esta CARTA ABERTA é um dos produtos do Seminário. Trata- se de uma manifestação endereçada a políticos e tomadores de decisões que podem influenciar o presente e o futuro das Áreas Protegidas e do desenvolvimento sustentável desta região. 

download do Relatório: icon CARTA ABERTA I SAPEG (468.51 kB)

Carta Aberta do I SAPEG
Reunidos na Ilha do Mosqueiro-PA, entre os dias 3 e 5 de setembro de 2013, nós, os participantes do I Seminário Áreas Protegidas do Escudo das Guianas – Pará e Amapá: governança e comunicação para gestão territorial, construímos este documento. A carta alerta para os principais problemas e demandas relacionadas às Áreas Protegidas da região. Além disso, manifesta nossas principais preocupações sobre as conjunturas políticas e institucionais que envolvem a gestão e oportunidades de integração das Áreas Protegidas. Por fim, lista as ações e atos públicos-institucionais que consideramos necessários para uma melhor gestão territorial da região do Escudo das Guianas.

Esta CARTA ABERTA foi lida na plenária final do I SAPEG, quando a maior parte das instituições que participaram do Seminário puderam aferir contribuições que foram incorporadas no documento.

article-20130912-1

download do Relatório: icon CARTA ABERTA I SAPEG (468.51 kB)